sexta-feira, 1 de abril de 2011

JAGUARIÚNA, TERRA DA ESPERANÇA

           Sou mineiro, nascido na cidade de Bicas, passei parte de minha infância e adolescência como menino na rua na cidade de Leopoldina e aos quinze anos de idade fui para Juiz de Fora onde estudei, me transformei em gerente comercial e do comércio ingressei na vida pública tive o privilégio em ser assessor do prefeito de Juiz de Fora (cidade com mais de 500.000 habitantes).
          Na contra mão da maioria absoluta dos pastores deixei a vida pública para assumir a missão de pastorear o rebanho de Cristo. Nada contra quem está no púlpito e entende ser de Deus entrar numa disputa eleitoral, mas eu prefiro estar ajudando a construir uma cidade, um Estado e uma nação como um conselheiro ou um membro do governo ao invés de ir para uma disputa e com isso até ser motivo para o distanciamento de pessoas da igreja para qual Deus me designou.
        Como assessor de gabinete da prefeitura de Juiz de Fora, acumulei outras funções tais como: diretor de terminais (rodoviária, aeroporto e estacionamento rotativo) e assessor do diretor presidente da Cia de Água, Esgoto e Meio Ambiente daquele município. Durante 8 anos participei do governo daquela cidade e pude viver na pele os dois lados da moeda: de menino na rua a membro do governo de uma cidade importante no contexto de um Estado como a charmosa Minas Gerais. Por força dos cargos viajava muito á Brasília, Belo Horizonte e cidades brasileiras.
        Como evangélico atuante na denominação a que pertenço ocupei os cargos mais importantes da denominação no Estado de Minas Gerais, inclusive de vice presidente das igrejas batistas (Convenção que atua em mais de 450 municípios mineiros e que responde por mais de 700 igrejas no Estado contando uma freqüência semanal de mais de 70.000 batistas) daquele Estado. Além de ter sido vice presidente da Ordem dos Pastores Batistas do Estado de Minas Gerais. Por força dos cargos ocupados viajei por toda Minas Gerais durante anos seja para atender a questões da igreja ou para atender a questões políticas uma vez que ajudei na coordenação de vários candidatos ao governo de Minas, ao Senado e para a presidência deste país. Coordenei parte de campanhas como a dos senhores: Itamar Franco; Aécio Neves; Anastasia, Tarcisio Delgado e outros.
        Fiz questão de narrar todos esses fatos só para dizer que sou um homem que viajo muito, conheço com profundidade os bastidores de um governo e conheço mais ainda as dificuldades em administrar seja um município ou um Estado. Estar atrás de uma cadeira comandando uma cidade não é fácil ainda mais num país onde o povo nunca está satisfeito com o que se tem para viver. Muitos injustamente falam mal da cidade, falam mal da saúde, criticam a educação e se não tiverem o que falar inventam absurdos sobre seus líderes só para ter o que conversar.
      Fui convidado para morar em Jaguariúna e assumir a presidência da  Primeira Igreja Batista em Jaguariúna (PIBJ) e quando cheguei na cidade a 10 meses atrás foi amor a primeira vista. É uma cidade bonita, limpa, bem cuidada e nunca vi nesta cidade alguém falar mal desta terra o que é algo raro em si tratando de Brasil.
      Vejo a questão da saúde pública local como um exemplo para nosso país, claro que deve ter muita coisa a se melhorar e sempre há, mas num Brasil como o nosso atual você ter condições de ir a um hospital (muito bem planejado por sinal) e ainda poder ganhar o remédio? Isso é fantástico! O maior problema da saúde pública no Brasil não é consulta e nem vaga em hospitais e sim a falta recursos financeiro para quando o cidadão sair do hospital ou da consulta médica conseguir comprar a medicação e tratar a doença. Isso bom para muitos e ruim para alguns que devem reclamar da falta de um ou outro tipo de remédio na farmácia do hospital, mas devemos comemorar que aqui o povo ainda consegue tomar remédio ao contrário da maioria esmagadora dos brasileiros que na verdade não conseguem nem consultar quanto mais a oportunidade em ter um determinado tipo de medicamento.   
        Nós o povo de Jaguariúna temos muito que agradecer a Deus pela cidade que temos, pois até quando falamos na grande região de Campinas temos que reconhecer que Jaguariúna é uma cidade privilegiada. A erradicação da mortalidade infantil é uma vitória para nossa cidade; ter acesso gratuito ao transporte público nos finais de semana é algo maravilhoso para o povo; a oportunidade de empregabilidade é algo real seja no município ou na região e tudo isso aliado a uma cidade linda e tranqüila para se viver. Eu confesso com alegria que aprendi a amar Jaguariúna e oro todos os dias para que possamos nos orgulhar desta cidade que com certeza ainda não experimentou nem o começo daquilo que Deus já preparou para nossa gente.
         É tempo de conquistas! Não é necessário ter uma bola de cristal para reconhecer que o futuro dessa nação passa por Jaguariúna e que nossa cidade é uma terra onde sempre haverá ótimas oportunidades para aqueles que desejam vencer e não possuem medo do trabalho.
          Independente de sua posição política, independente de você ter votado ou não no atual prefeito e nos atuais vereadores e falo isso com tranqüilidade porque ainda não votei em Jaguariúna e não tenho contato com nenhum grupo político da cidade. Muito superficialmente conheço a atual administração a ponto de tanto o prefeito, quantos seus secretários e até a maioria dos vereadores ao passarem por mim na rua nem devem me reconhecer, mas preciso ser honesto em dizer que a eleição acabou, temos sim um prefeito, uma Câmara de Vereadores e uma equipe de secretariado que carecem de nossas orações e que devem trabalhar por nós.
             Precisamos ser gratos a Deus pelos prefeitos e vereadores que já passaram por aqui, pois eles contribuíram para que muitas conquistas que hoje estamos colhendo fossem semeadas lá no passado assim como muitas conquistas semeadas hoje pela atual administração será colhida no futuro e talvez por outros grupos políticos.
         A grandeza de um povo está em saber separar a coisas: participar de um processo político é saudável e necessário, porém a eleição precisa acabar nas urnas e no dia seguinte precisamos sonhar juntos os sonhos cidade de uma cidade melhor. Precisamos aprender a termos adversários políticos e não inimigos políticos porque a eleição passa e a gente continua. Como dizia o ex governador mineiro Aureliano Chaves: “ na política o adversário de hoje é o aliado de amanhã e o aliado de hoje poderá ser o adversário de amanhã!”   
Que Deus abençoe cada dia mais e mais essa bela terra chamada por nós de Jaguariúna.  
Pr. Pierre Perensin

Nenhum comentário:

Postar um comentário