sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A Câmara Municipal de Jaguariúna, as Contas do Ex- prefeito Tarcísio e os Evangélicos


                  No mês de setembro de 2011 os vereadores de Jaguariúna estarão votando as contas da Prefeitura de Jaguariúna referentes ao exercício de 2007 quando ainda era prefeito de nossa cidade o senhor Tarcísio Chiavegato. Mais que uma votação sobre se aprovam ou não as contas do ex prefeito os vereadores estarão também dando o tom das eleições para a prefeitura de nossa cidade no ano que vem.
               Como líder espiritual de uma das igrejas evangélicas que mais cresce nos últimos meses em nossa cidade e conscientes da responsabilidade que temos como servos de Deus quero convocar a todos os evangélicos de nossa cidade que estejam orando e vigiando tudo o que estará acontecendo na Câmara Municipal de nossa cidade a partir de setembro de 2011. Além de orarmos pelo prefeito, vice, secretários e vereadores atuais (independente de nossas posições políticas) precisamos observar a seriedade e o comportamento de cada vereador e também do próprio executivo nesse processo que poderá nos mostrar quem é quem em se tratando de caráter e idoneidade política.
               Como cristãos precisamos levar nosso voto a sério e é observando as atitudes dos políticos num processo como esse é que vamos descobrir quem usa o poder para manipular situações, tirar vantagens e votar sem pensar na cidade e apenas em si próprio. Também é uma oportunidade que temos para observar a postura do executivo municipal, se ele deixa a Câmara fazer o trabalho dela ou se tenta interferir no processo que deveria correr com tranqüilidade. Assim também temos a possibilidade em observar a postura de um ex prefeito em relação ao legislativo municipal quando seu nome está envolvido em uma votação.

        Eu como cidadão e eleitor que serei nesta cidade pela primeira vez em 2012 estou acompanhando de perto cada movimento do executivo e do legislativo para conseguir entender se todo esse processo será justo, imparcial e que a Câmara votará pela cidade e não por interesses políticos. Estou observando como o executivo municipal e o ex prefeito estão lidando com esta situação e é baseado nestas observações que além de definir meu voto pessoal estarei junto a minha comunidade e a AMEJ (da qual sou apenas um filiado) lutando para que nas eleições municipais de 2012 votemos com a consciência tranqüila. Vou conclamar os evangélicos a não deixarem que vereadores que tenham votado contra os interesses da cidade ou que tenham votado pensando em si próprio retornem a Câmara Municipal em 2013. Qualquer ingerência na Câmara por parte do executivo ou por parte do grupo do ex prefeito vamos denunciar para os evangélicos.
          É muito importante que você entenda o que vai acontecer na Câmara Municipal em setembro. Os vereadores vão votar as contas do exercício de 2007 do governo do ex prefeito Tarcísio Chiavegato. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) rejeitou as contas do referido ano devido a problemas técnicos na aplicação dos recursos, ou seja a alegação é que apenas 70,93% dos 100% dos recursos recebidos do Governo Federal para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), foram aplicados naquele ano. Isso não implica dizer que houve roubo por parte do ex administrador, mas sim problemas na aplicação de uma lei que foi criada naquele ano.
        Se as contas do ex-prefeito forem aprovadas em setembro de 2011 ele poderá sem nenhum problema ser candidato a prefeito no ano que vem, se esse for o desejo dele. Caso ele (ex-prefeito) tenha suas contas rejeitadas ele poderá recorrer da decisão e ainda assim ser candidato em 2012 numa situação que a lei chama de candidato “sub judice” isso quer dizer que ele tem um processo sendo examinado pela justiça, porém ainda não existe uma sentença final que o impeça de ser candidato.   
            Nós evangélicos que representamos um dos segmentos mais sérios e respeitados de nossa cidade não podemos ser omissos num momento desses. Jaguariúna necessita de nossas orações e quero aqui pedir a cada cristão que procure além de orar estar atento ao que está acontecendo.
         Nosso partido é Jesus Cristo, nosso candidato é Jesus Cristo e nossa causa é fazer o bem a todos independente de seu partido e de sua preferência política. Devemos independente de quem seja o prefeito e os vereadores orar por eles porque estão investidos de poder e como servos do Deus vivo sabemos que todo poder pertence a Deus e portanto Ele dá e Ele tira de quem bem entender.
        A PIBJ não fará campanha política para ninguém em 2012, nenhum candidato ao executivo municipal subirá em nosso púlpito, mas toda nossa comunidade será orientada a votar num candidato a prefeito e em um vereador e que cada eleitor de nossa comunidade vote consciente buscando em Deus o melhor para nossa cidade. Vamos lutar para que no meio evangélico não tenhamos votos nulos e brancos.
Que Deusa abençoe Jaguariúna, que Deus abençoe nossos vereadores, prefeito, vice e secretários municipais. Que a paz de Deus possa reinar no Poder Judiciário de nossa cidade. Que Deus abençoe o ex prefeito que por anos conduziu os destinos de nossa cidade.
Com carinho, respeito e desejo de que o melhor de Deus aconteça em nossa cidade.
Pr. Pierre Perensin
prpierre@pibj.org   

3 comentários:

  1. Caro Pr. Pierre
    Com todo respeito à sua opinião, gostaria pontuar algumas questões:

    1. As contas do Município não apontam irregularidades apenas nas questões mencionadas, ou seja, referente as aplicações do FUNDEB que não foram feitas integralmente. Sugiro que leia com um pouco mais te atenção o processo que está disponível a qualquer cidadão na Câmara Municipal de Jaguariúna.

    2.O Legislativo possui independência e soberania para julgar as contas do referido período (2007). Por conseguinte, cada vereador votará segundo suas convicções, é bom lembrar também que esses vereadores são os atuais representantes do povo que os elegeu, assim como o Sr. Tarcísio Chiavegato era em 2007 (no Executivo).
    3. Dizer que os vereadores estão sendo tendenciosos caso votem pela manutenção do parecer do Tribunal, é dizer que o Tribunal também tem interesses políticos na cidade.
    4. O requerimento do SR. Alfredo Chiavegato Neto (Fred), solicitando que as contas sejam votadas apenas no ano vindouro, é uma afronta à Lei Orgânica do Município, sobretudo ao que está prescrito no seu art. 17. Isso sim é manobra política da mais baixa que eu já vi.
    5. Fico estarrecido com a postura de alguns moralistas tendenciosos que sempre vão fazer o que for preciso para se manterem no Poder ou receber benefícios do mesmo, e isso contra a Lei. Ou não precisamos mais cumprir a Lei?
    6. Não foi o Legislativo que inventou um processo para trazer transtornos políticos à vida do Sr. Chiavegato, foi sim ele que não atentou para o aconselhamento do Tribunal e infringiu as regras que ele próprio tinha consciência, posto que estava avisado, conforme consta dos autos.
    7. Fico preocupado com sua postura que a meu ver parece parcial e tendenciosa quando diz: "Vou conclamar os evangélicos a não deixarem que vereadores que tenham votado contra os interesses da cidade ou que tenham votado pensando em si próprio retornem a Câmara Municipal em 2013"
    Minha pergunta é: votar contra os interesses da cidade significa o quê, manter o parecer do Tribunal ou dar outro parecer, chocando-se com parecer do órgão de maior competência técnica para analisar o assunto?
    A decisão do Tribunal não é a que parece ser imparcial, desprovida de qualquer interesse político?

    Com apreço

    ResponderExcluir
  2. Caro senhor Vanderley, aprecio sua manifestação e reafirmo meu compromisso de trabalhar para que o povo evangélico fique atento a qualquer interferência externa no processo de análise das referidas contas que como sabemos cabe apenas ao Legislativo julgar. Vamos ficar atento sim aos movimentos dos vereadores, do executivo e inclusive do ex prefeito. Nossa resposta a todos os envolvidos será nas urnas em 2012. Atenciosa.

    ResponderExcluir
  3. Pessoal. Estamos a poucos dias das eleições. Aceitem declarações apenas diretamente dos candidatos. Especulações e inferências são muito perigosas na hora de votar. Aceite informações apenas diretas de seus candidatos. Participe dos comícios ou de reuniões onde eles estarão presentes. Entre em contato com seu candidato. Ele é o maior interessado. Muito cuidado nessa hora. Não se deixe enganar. Avalie seu candidato, ore a Deus pela sua escolha e vote certo.

    ResponderExcluir