segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Não Existe Evangélico Sem Igreja!


              A Folha de São Paulo de número 91 datada de 15 de agosto de 2011 (pág. 4) traz uma matéria com chamada na capa da referida edição sob o título:”Sobe total de evangélicos sem vínculos com igrejas” assinada por dois jornalistas: Antônio Gois e Hélio Schwartsman onde os dois tentam passar a idéia de que cresce o número de “evangélicos” sem ligação com igreja.
              Há alguns meses atrás eu postei no meu blog uma matéria intitulada: “Cristãos Sem Igreja”  (você poderá ler na íntegra a matéria no meu blog). Se você observar bem a matéria que escrevi entenderá que a matéria da Folha aborda o mesmo assunto (cristão sem igreja), mas peca o jornal em achar que pessoas que se dizem cristãs/evangélicas podem viver fora da igreja. A matéria é infeliz em contabilizar como evangélicos, fiéis de seguimentos que não são igrejas evangélicas e sim seitas. Isso faz o percentual de possíveis “evangélicos” sem igreja ter um crescimento exorbitante o que não corresponde com a realidade dos fatos.  
             Como pastor batista não posso permitir calado que tentem colocar na cabeça do povo brasileiro que hoje em dia é comum e possível ser evangélico sem estar ligado ao corpo de Cristo que é a igreja (I Coríntios 12:27). Tenho amigos que até estão afastados da igreja, pessoas que eu amo e que Cristo ama, mas a verdade é que eles estão desligados da igreja de Cristo e não podemos dizer que são evangélicas.
             A persistir essa idéia idiota que existe no Brasil 4.000.000 (quatro milhões) de evangélicos sem igreja daqui a pouco teremos pessoas cometendo crimes, estupros e coisas piores posando nos jornais de homens ou mulheres de Deus. O Jesus que eu creio transforma, cura, sara, liberta e salva, portanto uma pessoa que realmente se diz de Deus (evangélica) jamais continuará cometendo essas barbaridades. Se existe algum preso cumprindo pena em um dos presídios de nosso país e se diz evangélico é porque ele converteu-se na prisão e se realmente é evangélico cumprirá sua pena e depois sairá de lá direto para uma igreja.
           Pode até existir religiões no Brasil que aceite qualquer pessoa dizer ser ligada a ela independente do que as pessoas fazem, mas para alguém dizer que é evangélico precisa sim estar ligado ao corpo de Cristo que é a igreja (I Coríntios 12:27). Por mais difícil que seja para alguém permanecer numa igreja o amor que nos uni que é Cristo é muito maior.
          O que falta realmente em muitos evangélicos é compromisso denominacional onde o troca troca de igreja deveria ser banido do nosso meio. Quando o evangélico é cristão comprometido com Deus ele não consegue viver longe da comunhão de uma igreja e se por algum motivo se afasta de sua igreja ele acaba procurando outra. Agora se ele esteve em uma igreja se afastou e nem sente necessidade de retornar ao convívio do corpo de Cristo que é a igreja ele não pode dizer-se evangélico.

           Uma pessoa que vai a tudo que é religião ao mesmo tempo não pode nunca dizer que é evangélica isso é um absurdo! Se esses dados são do IBGE como apontado pela Folha errou o IBGE na metodologia aplicada e errou a Folha em embarcar nessa furada tentando passar a idéia de que qualquer cidadão que se diz evangélico é o que diz ser. Uma pessoa pode até dizer que ama a Deus (mesmo praticando atitudes e tomando decisões Duvidosas) mas daí a dizer: “vou ser evangélico em casa” isso não existe na minha visão de reino de Deus.  
                Por pior que ainda pareça ser a igreja de Cristo é ela o melhor lugar do mundo e um cristão não conseguirá manter-se firme em Deus por muito tempo longe da igreja que é a família de Deus.      
               Com amor e desejo de viver para testemunhar com os olhos que Deus me deu o retorno de muitos filhos e filhas do Deus vivo que estão vivendo uma vida sofrida longe da casa do Pai.

Pr. Pierre Perensin
prpierre@pibj.org 

2 comentários:

  1. Com certeza a Folha cumpriu um desserviço ao trazer esta matéria. Evangélico é aquele que segue evangelho. O evangelho aponta para Cristo e o mesmo instituiu a sua igreja. Não posso dizeer que sou se não estou. Preciso estar participando do corpo de Cristo, relacionamento com os filhos de Deus.
    Abraços
    Cleverson Pereira do Valle

    ResponderExcluir