segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O CRISTÃO E A GRATIDÃO

             Uma das coisas mais nobres no cristianismo é a gratidão, no meu ponto de vista. Penso que um cristão que sabe ser grato demonstra sua grandeza de espírito e além de conquistar amigos é capaz de alegrar o coração de Deus. Se você não é capaz de adotar um espírito de gratidão para com quem você vê como construirá um coração grato a Deus? É a mesma coisa que você dizer que ama a Deus a quem não vê (fisicamente) e odiar seu irmão a quem você vê.
“Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu.  E dele temos este mandamento, que quem ama a Deus ame também a seu irmão.”                                (I João 4: 20 e 21.)

          Como pastor observo o comportamento humano das pessoas que chegam às igrejas destruídas, feridas, machucadas e muitas das vezes sem esperança de sobreviver. Um bom pastor investe tempo, carinho, atenção e dedica-se a essas pessoas como a um filho. É muito bom observarmos essas pessoas conseguirem se reerguer das cinzas e começar a reconquistar seu espaço na família, na sociedade e no mercado de trabalho. Esse é o verdadeiro pagamento de um salário pastoral! Como é gostoso observarmos o reingresso de tantas pessoas no mercado de trabalho, alguns começam a namorar, casam-se e outros reconstroem suas vidas conjugais, isso é fantástico! Por outro lado como pastor em muitos casos sofremos com a ingratidão de muitas dessas pessoas que são imediatistas. Após darem o primeiro passo se sentem tão seguras e confiantes de si que abandonam aqueles que mais os ajudaram nas horas mais difíceis. Outros são capazes de até falarem mal de seus pastores e inclusive fazer mal juízo das palavras e atitudes daquele que outrora foi benção em suas vidas. Se uma pessoa é capaz de agir com tanta ingratidão com seu líder religioso que tanto o ajudou imagina como agirá com seus pais e com os demais irmãos de sua igreja ou com seus colegas de trabalho. Como pessoas assim podem ser gratas a Deus no sentido mais amplo da palavra?
            A mesma coisa acontece no mercado de trabalho, muitos cristãos ficam meses e até anos sem conseguir uma porta de emprego e depois de tanta luta alguém ou alguma empresa abre a porta para um desses cristãos que agradece a oportunidade, promete dedicação e profissionalismo e depois de alguns meses essa mesma pessoa começa a reclamar da empresa, do chefe, do patrão e o resto você já sabe. O final é o mesmo, a pessoa tanto faz que é despedida e depois sai procurando mais uma vítima para suas ingratidões futuras. Em muitos casos uma grande parte desses cristãos assim que conseguem o emprego acabam abandonando sua igreja e seus afazeres na casa de Deus dizendo-se sem tempo, cansados o que na verdade já uma ingratidão para com o Deus que lhe abriu a porta do mercado de trabalho.
           Tenho dedicado parte da minha vida para treinar igrejas e pastores, empresas (liderança) e seus funcionários.  Trabalho a questão motivacional, relacionamento humano e projeto definido o que a maioria dos cristãos nem sabem o que isso significa. Empresas e funcionários vivem no dia a dia como se fossem inimigos o que impede o sucesso da mesma.  Não é diferente quando um cristão vive em crise com seu líder espiritual, esse cristão jamais terá um sucesso duradouro. Todos esses desencontros são frutos da ingratidão e o próprio Jesus nos ensinou no evangelho de Mateus que toda casa divida contra ela mesma não subsistirá (Mateus 12:25) 
          Como líder espiritual e consultor de empresas que sempre fui quero que a PIBJ tenha como membros pessoas felizes e abençoados que exalem a gratidão como um bom perfume de Jesus Cristo. Nós da PIBJ vamos oferecer ao mercado de trabalho de Jaguariúna e região  cristãos, sadios, gratos e comprometidos em oferecerem o melhor dentro da igreja e também em sua famílias e mercado de trabalho. Estamos desenvolvendo um projeto que nos permitirá treinar os cristãos de nossa igreja, motivá-los a serem cada dia melhor e a desenvolverem o espírito de gratidão sem o qual nenhum sucesso será duradouro.
         As empresas e agencias de emprego de nossa região poderão contar com minha ajuda pessoal (como pastor e palestrante motivacional) e com a ajuda de outros profissionais de nossa igreja (consultores de empresas, psicólogos, médico do trabalho, técnico em segurança do trabalho dentre outros) para buscarem os melhores e mais comprometidos funcionários na certeza de estarem recebendo em suas empresas cristãos que saberão honrar e serem gratos pela empresa que os receberão.
          Essa mesma postura estamos desenvolvendo para ajudar as famílias de Jaguariúna e região, precisamos construir famílias fortes e prontas para vencerem e para que isso aconteça é necessário que pai, mãe, filhos e irmãos aprendam o verdadeiro significado da palavra gratidão.
Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos ensine a como cristãos sermos gratos a Ele e a nosso próximo.
Com carinho!

Pierre Perensin
Pastor da PIBJ

Um comentário: